Nomad
Blog

Pré-aprovação do crédito habitação: como e porquê fazer

February 16, 2023
Share
 Pré-aprovação do crédito habitação: como e porquê fazer

Antes de começarmos, pode pôr-se a questão: afinal porque é tão importante ter a pré-aprovação do crédito habitação? Não posso avançar com esta questão somente quando tiver interesse em fazer proposta a um imóvel em concreto?

Pode. Mas corre um sério risco: quando aparecer a oportunidade certa para si, pode perdê-la pelo simples facto de não estar pronto a avançar. É que no mercado em que estamos, é muitíssimo provável existirem outros compradores já preparados para disparar o gatilho. E é sobre eles que vai cair a preferência do proprietário, visto terem um perfil de comprador que representa menos risco para a transacção.

E já imaginou depois de inúmeras horas de pesquisa e de várias visitas perder a casa certa apenas porque não estava pronto para fazer proposta de forma ágil? É uma frustração que na Nomad Homes não recomendamos a ninguém!

Outra excelente razão para tratar do crédito de habitação é ter uma noção precisa de até que preço de compra pode chegar. Além dos 10% de entrada que se praticam actualmente, é importante não esquecer os impostos a pagar (nomeadamente o IMT), bem como outros custos de transacção e mudança. Por outro lado, permitirá perceber exactamente com que níveis de prestação mensal se sente confortável face aos seus rendimentos.

Assim, conseguir a pré-aprovação do crédito é a nosso ver o primeiro passo que deve tomar no processo de compra de casa.

Permitir-lhe-à definir critérios de pesquisa realistas e, por outro lado, estar pronto para avançar quando aparecer a oportunidade certa.

Agora que esperamos já o ter convencido da importância de tratar deste processo, temos uma boa notícia: tratar da pré aprovação do crédito não é assim tão complicado. E a Nomad Homes pode ajudá-lo - saiba mais e fale connosco!

Diga-nos o que gosta. Receba o que lhe encanta.
Saiba mais

Listamos abaixo os documentos necessários, já organizados pelas fontes onde os pode recolher. Estes documentos podem ser enviados directamente ao seu banco/gestor de conta ou a empresas de intermediação de crédito, que trabalham com vários bancos e o podem ajudar com todo o processo e também a conseguir melhores condições.

Documentos Pessoais:

  • Documento de identificação legível e atualizado

  • Comprovativo de morada (factura da água, electricidade ou telecomunicações)

Documentos Banco:

  • Comprovativo de IBAN

  • Extratos bancários (últimos 3 meses)

  • Último extrato de cada um dos cartões de crédito (se aplicável)

Documentos Empregador:

  • Declaração de vínculo contratual (contrato de trabalho)

  • Recibos de Vencimento (últimos 3 meses)

Documentos Portal das Finanças:

  • Nota de Liquidação de IRS do ano anterior

  • Última declaração de IRS

  • Declaração de rendimentos

Documentos Banco de Portugal:

Nota: a informação constante deste artigo é meramente informativa e corre o risco de ficar desactualizada, não dispensa a confirmação e consulta das leis em vigor.

Comece a receber sugestões de compra
As casas certas directamente até si
Saiba mais