Nomad
Blog

9 passos para um fecho de compra de casa tranquilo

March 6, 2023
Share
Woman lying on sofa

Neste artigo damos algumas dicas sobre como viver estas semanas entre a aceitação de proposta e a assinatura de escritura com a maior tranquilidade possível, evitando sobressaltos e ansiedade desnecessária.

Finalmente encontrou a casa que lhe enche as medidas, fez uma proposta dentro do seu orçamento e a proposta foi aceite! Óptimas notícias! Em breve estará a mudar-se para o seu novo lar e a iniciar uma nova etapa da sua vida.

É precisamente nesta etapa que a Nomad Homes mais ajuda os compradores a terem uma experiência tranquila, tanto através do acompanhamento dos nossos Advisors, como do acompanhamento dos nossos parceiros jurídicos e de crédito.

Antes de assinar o CPCV

1) Valide toda a informação do imóvel / vendedor

Para evitar erros no CPCV, convém confirmar que não haverá surpresas com o imóvel ou com a legitimidade do vendedor. Alguns exemplos são a possibilidade de:

  • algumas áreas não estarem licenciadas (o que irá impactar a avaliação do imóvel e poderá condicionar a viabilidade do crédito de habitação)
  • existirem obras grandes para fazer no condomínio (o que irá representar um maior custo)
  • haver obras necessárias dentro do próprio imóvel
  • existirem ónus ou encargos associados ao imóvel

2) Verifique a data de expiração da pré-aprovação do crédito

Este ponto é relevante porque caso a pré-aprovação do crédito expire antes do negócio estar concluído, será necessário reiniciar o processo. Em condições normais, tal não é problemático. Mas em alguns casos, podem ter existido alterações na vida do comprador que comprometem agora a viabilidade da pré aprovação (eg mudança de trabalho ou rendimento).

3) Confirme todos os capitais próprios de que irá necessitar

Esta questão é problemática mais vezes do que possa pensar. Além dos 10% que tipicamente avança como depósito no momento do CPCV, irá ainda necessitar de capitais próprios para pagar o IMT e o imposto de selo no dia da escritura, bem como para outros custos do processo. Estime o valor total que irá necessitar e, idealmente, garanta que tem uma almofada para cobrir eventuais surpresas e para custos de mudança.

4) Tenha os capitais próprios necessários disponíveis na conta bancária antes do CPCV (e também da escritura)

Apesar das transferências bancárias serem mais rápidas do que nunca, muitas vezes não são instantâneas - sobretudo quando se tratam de contas internacionais, mas também quando se tratam de contas de origem de outro banco que não têm transferências imediatas autorizadas/activas para determinados montantes. Assim, para evitar surpresas, convém garantir que tem o valor disponível 1 ou 2 dias úteis antes do prazo.

5) Confirme que as transferências bancárias acima de determinado valor estão activas/autorizadas

A maioria das pessoas nunca ou raramente fez transferências tão elevadas como os 10% do valor de compra do imóvel. Assim, podem nunca ter-se apercebido que acima de determinados montantes, é necessária uma activação/autorização especial por parte do banco. Para evitar surpresas de última hora, convém garantir que as transferências para o valor necessário estão salvaguardadas.

6) Garanta que os documentos de identificação estão válidos

Caso se trate de um particular, garantir atempadamente que o Cartão de Cidadão está dentro da validade para se não for o caso, haver tempo para renovar o CC a tempo.

Diga-nos o que gosta. Receba o que lhe encanta.
Saiba mais

Antes de assinar a escritura

7) Agilize / acelere o prazo de execução da avaliação bancária

Embora dependa de caso para caso, normalmente o prazo para assinar a escritura são 60 dias após o CPCV. Neste intervalo de tempo, vendedor e comprador têm de tratar de tudo o que  é necessário para concluir a transacção.

Para quem recorre a crédito bancário, a avaliação bancária é um ponto crítico no processo, já que determina o valor que será financiado e, em alguns casos, a viabilidade do próprio negócio.

Quando o valor avaliação bancária não é suficiente, a cláusula resolutiva do CPCV protege os compradores, que podem desistir do negócio quando o crédito não é aprovado pelo valor previsto.

A questão é que para poderem activar esta cláusula, os compradores necessitam, normalmente, de pelo menos 2 rejeições por parte do banco antes da data da escritura, daí ser tão importante não deixar nada para a última hora.

Importa também fazer notar que para fazer a avaliação bancária, é um pré-requisito a abertura de conta bancária, processo que por diferentes razões também pode levar vários dias úteis e por vezes até semanas.

8) Agende a escritura dentro do prazo previsto no CPCV

O CPCV prevê o agendamento da escritura dentro de um determinado prazo. Por essa razão, convém formalizar o agendamento da escritura atempadamente para garantir que há tempo suficiente para encontrar uma data alternativa caso o vendedor não possa e também para cumprir com este prazo previsto no CPCV.

9) Confirme que o vendedor cumpriu as suas obrigações

Nomeadamente anunciar os direitos de preferência assim que possível após o CPCV, pedir o distrate da hipoteca 10 dias úteis antes da escritura (quando existe crédito de habitação associado) e pedir a declaração de não dívida do condomínio 8 dias antes da escritura.

Em todo este processo, ter os profissionais certos ao seu lado irá garantir-lhe uma experiência mais tranquila e sem surpresas negativas! Fale connosco para saber como podemos ajudar.

Nota: a informação constante deste artigo é meramente informativa e corre o risco de ficar desactualizada, não dispensa a confirmação e consulta das leis em vigor.

Comece a receber sugestões de compra
As casas certas directamente até si
Saiba mais